CFirmino por Messenger

Pneus novos à frente ou atrás?


Pneus novos à frente ou atrás?

É mais segurocolocar pneus novos à frente ou atrás pergunta que se coloca na hora de trocar pneus.

De uma forma lógica, identificam-se os pneus dianteiros como essenciais na condução. São os responsáveis pela travagem, aceleração ou mudança de direção, daí que se justifique também que sofram um maior desgaste do que os pneus traseiros.

SERÁ QUE SE DEVEM COLOCAR PNEUS NOVOS À FRENTE OU ATRÁS?

Uma das dúvidas mais comuns entre os condutores, reside na questão sobre se faz mais sentido, colocar pneus novos à frente ou atrás. As incertezas começam quando se compara o diferente desgaste destas duas áreas.

Sabe-se que o desgaste dos pneus do eixo dianteiro não é uniforme com o desgaste do eixo traseiro e são ainda alguns os fatores que diferenciam este desgaste. No desgaste dos pneus dianteiros, destacam-se a distribuição de peso do carro, a distribuição da força direcional, a da carga de travagem e, ainda, a força de tração das rodas.

Sendo todas estas forças aplicadas nos pneus dianteiros, é justificável e compreensível o seu maior desgaste, quando comparado com o desgaste dos pneus traseiros.

O QUE DIZEM OS ESPECIALISTAS

Quer o seu carro seja de tração dianteira, quer seja de tração traseira, ou até às 4 rodas, o recomendado por uma vasta série de testes é sempre igual: recomenda-se que coloque pneus novos ou em melhor estado do que os que tenha no momento, no eixo traseiro.

Aqui não entra o fator de desgaste na equação, senão o eixo dianteiro somaria pontos e conquistava os pneus novos ou em melhor estado.

Para justificar a preferência no eixo traseiro, deve-se a que este,étendencialmente o primeiro a "fugir" em caso de despiste, requerendo assim, maior segurança.

Então quando nosquestionamos se devemos colocar pneus novos à frente ou atrás, a resposta é sempre: atrás.

Contacte-nos

(*) Campos obrigatórios.