Pressão correta dos pneus nos carros usados
A proteção às condições atmosféricas adversas, a condução não muito agressiva, assim como a pressão correta, prolonga a vida útil dos pneus, do carro usado.
A grande maioria dos condutores troca de pneus após percorrer cerca de 40.000 a 50.000 Kms,
Se se utilizar uma pressão mais baixa do que a aconselhada, o carro usado, não salta tanto, mas tem um desgaste maior dos pneus, o que leva a um acentuado desgaste, (vulgo pneu careca), levando também a um aumento de combustível e, consequentemente não se conseguindo percorrer a quantidade de Kms que a maioria dos condutores faz.
Se se utilizar uma pressão mais alta do que a aconselhada, no carro usado, o desgaste dos pneus é mais acentuado, sempre que se circular a velocidades mais elevadas, correndo-se até o risco, de rebentamento de algum pneu.
Então a pressão correta nos pneus, do carro usado, é um garante da segurança do condutor e, pode variar entre os 2.2 e os 2.5 BAR
Se o carro usado for, um ligeiro de passageiros, (peso bruto inferior a 1.300Kgs), os pneus deverão estar com 2.2 BAR de pressão. Se este veículo circular carregado, 4 pessoas ou com peso na bagageira, então a pressão deverá ser de 2.3 BAR.
Se, por outro lado, o seu carro usado, for um SUV ou um monovolume, os pneus deverão utilizar uma pressão mais elevada, variando entre os 2.3 e os 2.5 BAR.
Utilizar 2.3 BAR se o veículo, circular sem peso ou com uma única pessoa e 2.5 de BAR se circular com 4 pessoas, ou com peso na bagageira.
A pressão recomendada, poderá ser consultada, na porta do condutor, ou nos livros de instruções.