CFirmino por Messenger

Carros Usados, ligeiros, como os preparar para a inspeção


Carros Usados, ligeiros, como os preparar para a inspeção

Relativamente aos automóveis ligeiros de passageiros, devem ser levados à inspeção, quatro anos após a data da matrícula e, em seguida, de 2 em 2 anos, até perfazerem oito anos e, depois, anualmente. Quando se fala em data de matricula refere-se ao dia e ao mês.

Os documentos necessários para a inspeção são os seguintes:

  • Documento Único Automóvel (DUA)

  • Ficha da última inspeção - exceto na 1ª inspeção

Cuidado, pois sefaltarà inspeção, está sujeito, caso seja mandado parar pelas autoridades, a uma multa que poderá ir de 250 a 1.250 €.

O que verificar no seu carro usado.

Algumas verificações têm de ser realizadas obrigatoriamente no seu mecânico habitual, nomeadamente o controle das emissões de CO2, mas a grande maioria pode ser efetuada pelo condutor habitual.

Deve analisar-se então:

Luzes -  espere pela noite e verifique o estado, dos mínimos – luzes de presença (à frente e atrás),médios, máximos, piscas (direita e esquerda, à frente e atrás), stops de travagem, marcha atrás, chapa de matricula e faróis de nevoeiro, caso o carro usado os tenha.

Alinhamento de faróis – coloque o veículo em médios,posicione-se a dois, três metros da frente do carro usado, verifique o foco onde bate nas suas calças, realize a mesma operação para os máximos. Se o foco do farol direito bater sensivelmente à mesma altura que o farol esquerdo, então os faróis estão alinhados.

As escovas do limpa para-brisas da frente e do vidro de trás, quando estiverem a trabalhar com água, não devem deixar vestígios de água. O depósito de água deverá ter água suficiente para esta experiência.

Os espelhos retrovisores devemestar em perfeitas condições,ao nível da superfície refletora, da fixação e da regulação.

Os cintos de segurançatanto os da frente como os detrás, devem estar a trabalhar corretamente.

Os pneusdevem ter no mínimo de1,6 milímetros de rasto e não apresentaremrasgos ou bolhas.

Direção alinhada, para verificar se existe esta anomalia, coloque o seu carro usado a uma velocidade de 100 Kms/hora, largue ligeiramente o volante e verifique se o veículo foge para a direita ou para a esquerda. Se mantiver a trajetória, então a direção está alinhada.

Equipamento verifique o estado triângulo e se o colete está dentro do habitáculo do carro.

Nós na CFirmino, verificamos sempre estes pormenores, pois preocupamo-nos com a segurança dos nossos clientes. 

Contacte-nos

(*) Campos obrigatórios.